Perfil do egresso

Considerando as orientações do Parecer CNE/CEP 09/2001 e do Parecer CNE/CES 492/2001, o curso de Letras das Faculdades Integradas de Taquara deverá contribuir para que o aluno desenvolva as seguintes competências/habilidades:

competências referentes ao comparecimento com os valores inspirados da sociedade democrática


- pautar-se por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para atuação como profissionais e como cidadãos;

- orientar suas escolhas e decisões metodológicas e didáticas por valores democráticos e por pressupostos epistemológicos coerentes;

- reconhecer e respeitar a diversidade manifestada por seus alunos, em seus aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação;

- zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade.

Competências referentes à compreensão do papel social da escola

- compreender o processo de sociabilidade e de ensino e aprendizagem na escola e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino e atuar sobre ele;

- utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social, para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa;

- participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula;

- promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e de seu meio social, seus temas e necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular;

- estabelecer relações de parceria e colaboração com os pais dos alunos, de modo a promover sua participação na comunidade escolar e a comunicação entre eles e a escola.

Competências referentes ao domínio dos conteúdos a serem socializados, de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar

- conhecer e dominar os conteúdos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento que serão objeto da atividade docente, adequando-os às atividades escolares próprias das diferentes etapas e modalidades da educação básica;

- ser capaz de relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas/disciplinas de conhecimento com: (a) os fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade; (b) os fatos significativos da vida pessoal, social e profissional dos alunos;

- compartilhar saberes com docentes de diferentes áreas/disciplinas de conhecimento e articular em seu trabalho as contribuições dessas áreas;

- ser proficiente no uso da língua portuguesa e de conhecimentos matemáticos nas tarefas, atividades e situações sociais que forem relevantes para seu exercício profissional;

- fazer uso de recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a aumentar as possibilidades de aprendizagem dos alunos.

Competências referentes ao domínio do conhecimento pedagógico

- Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, utilizando o conhecimento das áreas ou disciplinas a serem ensinadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como as especificidades didáticas envolvidas;

- utilizar modos diferentes e flexíveis de organização do tempo, do espaço e de agrupamento de alunos para favorecer e enriquecer seu processo de desenvolvimento e aprendizagem;

- manejar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos, sabendo eleger as mais adequadas, considerando a diversidade dos alunos, os objetivos das atividades propostas e as características dos próprios conteúdos;

- identificar, analisar e produzir materiais e recursos para utilização didática, diversificando as possíveis atividades e potencializando seu uso em diferentes situações;

- gerir a classe, a organização do trabalho, estabelecendo uma relação de autoridade e confiança com os alunos;

- intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade;

- utilizar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica, considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos.

Competências referentes ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica

- analisar situações e relações interpessoais que ocorrem na escola, com o distanciamento profissional necessário à sua compreensão;

- sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente, investigando o contexto educativo e analisando a própria prática profissional;

- utilizar-se dos conhecimentos para manter-se atualizado em relação aos conteúdos de ensino e ao conhecimento pedagógico;

- utilizar resultados de pesquisa para o aprimoramento de sua prática profissional.

competências referentes ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional

- utilizar as diferentes fontes e veículos de informação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional;

- elaborar e desenvolver projetos pessoais de estudo e trabalho, empenhando-se em compartilhar a prática e produzir coletivamente;

- utilizar conhecimento sobre a organização, gestão e financiamento dos sistemas de ensino, sobre a legislação e as políticas públicas referentes à educação para uma inserção profissional crítica.

Competências/habilidades específicas próprias da área de conhecimento

O graduado em Letras (Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) deve ter domínio do uso da língua portuguesa, tanto em âmbito oral quanto escrito, reconhecendo suas estruturas, funcionamento, manifestações culturais e artísticas e variedades de cunho sociopsicossocial. Esse domínio deve orientá-lo para uma prática docente pautada pelo respeito das variedades lingüísticas e pela promoção de seus alunos no que diz respeito às questões do estudo da língua materna. Para tanto, deve ter desenvolvido diversas habilidades, a saber:

- refletir analítica e criticamente sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

- compreender, interpretar, avaliar e produzir textos pertencentes a diversos gêneros textuais orais e escritos, observando suas particularidades quanto à estrutura, funcionalidade, significado, condições de produção e de recepção;

- refletir criticamente sobre as perspectivas teóricas adotadas nas investigações lingüísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional;

- refletir criticamente sobre diferentes linhas gramaticais;

- dominar os conhecimentos básicos que são objeto de ensino nos níveis fundamental e médio e promover estratégias que permitam a transposição didática desses conteúdos;

- dominar um repertório de termos/conceitos especializados com os quais se pode discutir a fundamentação do conhecimento da língua e da literatura;

- reconhecer as variedades lingüísticas existentes, bem como os vários níveis e registros de linguagem como forma de percepção de diferentes contextos interculturais;

- conhecer e analisar criticamente um repertório representativo de literatura em língua portuguesa;

- analisar, descrever e explicar diacrônica e sincronicamente a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa;

- desempenhar papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros lingüísticos, fomentando o desenvolvimento de habilidades lingüísticas, culturais e estéticas;

- utilizar os recursos de informática.

Última atualização: quarta, 28 Mar 2012, 13:51